domingo, 9 de dezembro de 2012

FUNÇÃO E MERCADO DE TRABALHO DO GESTOR PORTUÁRIO

O profissional em Gestão Portuária atua na gestão de organizações portuárias, em empresas relacionadas à portos, importação, exportação e outros, desempenhando funções estratégicas, táticas e operacionais na administração e desenvolvimento dos serviços nesse segmento produtivo, bem como das demais relações de interface logística da cadeia de abastecimento.
O gestor portuário deve entender e dominar três principais vertentes do sistema portuário, que são: as operações de mar, com conhecimentos dos modais, dos agentes, da infra-estrutura, da economia marítima e dos custos; as operações terrestres, com conhecimentos dos terminais portuários, da segurança e capacitação da mão de obra, da gestão de fluxos dos modais terrestres, dos trade-offs logísticos e da tecnologia da informação; e, finalmente, o produto, com conhecimentos da tipologia das cargas (granel sólido e líquido, contêineres e carga geral), do comércio exterior (exportação e importação), do agenciamento, da nacionalização, dos trâmites legais, entre outros.
portoO mercado de trabalho não está ligado diretamente a portos marítmos, pode-se trabalhar longe de portos, mas as principais atividades e áreas de trabalho de fato são dentro dos portos . Outras áreas são de trabalho são em empresas marítimas, empresas de transporte multimodal, empreiteiras, instituições ligadas ao transporte marítimo e hidroviário, logística portuária, negócios portuários, legislação aduaneira e portuária, segurança e controle, gestão ambiental, gerência e supervisão portuária.


5 comentários:

  1. adorei as dicas.... quero ser um profissionl de sucesso... estou fazendo o curso de gestao portuaria. segundo ano , segundo semestre...acatei muita coisa nesse blog.. agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em fazer esse curso mais nao tenho muita ideia das materias que sao estudadas. pode me dizer ?

      Excluir
    2. Também estou a pensar em licenciar me em gestão portuária, poderia me ajudar ?

      Excluir
  2. O curso de gestão portuária deveria ser oferecido em nível de pós-graduação. Gestão portuária é uma profissão não regulamentada.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, fiquei esclarecida de coisas que eu nao tinha claresa, estou fazendo o curso e estou no ultimo ano. Obrigada

    ResponderExcluir